A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória 742/16 na noite de ontem (8). A MP permite às emissoras comerciais e comunitárias de rádio transmitirem o programa Voz do Brasil entre 19h e 21h do mesmo dia. O líder do PRB, deputado Márcio Marinho (BA), considera que a medida vai beneficiar tanto as emissoras de rádios quanto os ouvintes.
“A Voz do Brasil é um importante programa da rádio brasileira e sua obrigatoriedade permanecerá. O que vai acontecer é apenas a flexibilização do horário para permitir que o ouvinte possa acompanhar em outros horários e não apenas às 19h como funciona hoje. A nova regra corrigirá problemas em estados que possuem fusos horários diferentes”, disse Marinho.
O deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP) lembrou que o conteúdo transmitido pelo programa é de grande interesse social. “Essa flexibilidade dará oportunidades e possibilidades para que a notícia chegue em tempo real aos ouvintes. O governo está de parabéns. Sabemos que as emissoras de rádio estão lutando por essa flexibilização há muitos anos”, acrescentou.
Lincoln Portela (PRB-MG) afirmou que o texto é pela democratização da informação. “A imprensa não pode se ver obrigada a cumprir um horário rígido. Hoje nós temos as redes sociais e eu posso a qualquer momento acessar aqui a programação. Que a democracia se expanda”, disse Portela, favorável à Medida Provisória 742/16.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados)
Foto: Douglas Gomes