“É preciso reforçar junto à sociedade o conceito de processo penal”, defende Moro em audiência na Câmara

PRB (B) 2017_03_30-1454-1470O deputado João Campos (PRB-GO), relator do PL 8045/10 na Comissão Especial do Código de Processo Penal (CPP), recebeu nesta quinta-feira (30), os juízes federais Sérgio Moro e SÍlvio Rocha para opinarem sobre a nova proposta que está sendo debatida na Câmara dos Deputados.

Campos e Moro, em suas falas, comentaram o anseio da população por justiça. “Temos refletido muito sobre a angústia da sociedade diante da impunidade. O povo não tem o conhecimento técnico das matérias que estamos analisando, mas sofre a ansiedade e a angústia tanto do ponto de vista coletivo quanto do individual, quando são vítimas”, disse o parlamentar.

Para Moro, é preciso reforçar junto à sociedade o conceito do processo penal. “Temos que ter cuidado com a visão de que esse é apenas um instrumento contra o acusado, quando na verdade é um instrumento de realização de justiça. Existe a vítima, a sociedade e o acusado envolvidos, e todos eles têm direitos que devem ser considerados para que esse processo seja eficiente”, explicou.

O juiz Sílvio Rocha classificou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo colegiado como um desafio. “Por um lado, existem as Normas e Convenções Internacionais e, por outro, os princípios Constitucionais”, disse.

João Campos Sérgio MoroCampos complementou o raciocínio dos juízes: “A sociedade evoluiu e a democracia também. A Casa e esta Comissão precisam ter a capacidade de preservar todas as garantias individuais, mas também as garantias da sociedade e ao final garantir a efetividade da justiça. Chega de impunidade. O indivíduo que cometeu o crime tem direitos, mas a vítima e a sociedade também tem.”

Após a finalização das audiências públicas, o próximo passo do colegiado é a apresentação dos relatórios parciais, previstos para 10 de maio.

Convidados

SERGIO MORO é o juiz responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba. SILVIO ROCHA é juiz da 10ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Por Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB
Foto Douglas Gomes – Ascom da Liderança do PRB

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *