Homenagem: Republicanos se solidarizam com israelenses e elogiam o exercício da democracia no país

PRB (B) 2017_05_10-2923

Aconteceu nesta quarta-feira (10) uma sessão solene em homenagem aos 69 anos de Criação do Estado de Israel, na Câmara dos Deputados. Durante o evento, uma iniciativa do deputado Jony Marcos (PRB/SE), Alan Rick (PRB/AC) e Marcelo Aguiar (DEM/SP), os republicanos se manifestaram contrários a delegação brasileira que votou contra Israel quanto ao uso de nomes em monumentos históricos para o povo israelita, em Jerusalém. O fato aconteceu na 201ª Reunião da UNESCO.

Para o deputado Alan Rick, o voto desrespeita o povo brasileiro, em sua maioria cristão. “Nós, parlamentares, que fomos eleitos pelo voto desse mesmo povo não podemos deixar isso passar em branco. Por respeito ao valor da cultura israelita, manifesto nosso profundo pesar pelo o ocorrido. Deixamos clara a nossa posição”, afirmou.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheli, agradeceu o apoio do parlamento brasileiro à causa de Israel. “Nós temos muito a agradecer aos deputados brasileiros, ao deputado Alan Rick por esta Sessão Solene. É um bom momento para mudar a visão do governo brasileiro e uma oportunidade de bons negócios entre Brasil e Israel”, disse.

O republicano João Campos (PRB/GO) também se pronunciou a favor de Israel: “Lamentavelmente, o governo brasileiro se desassocia do povo quanto à esta questão. Somos uma nação cristã e, portanto, parceira do povo israelense. Fica aqui nosso protesto sobre essa desconformidade”.

Jony Marcos, que é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, também manifestou solidariedade ao povo israelense. “Gostaria de aproveitar esta ocasião para reafirmar minha admiração à comunhão de valores e costumes que formam a história desse povo”, disse o deputado.

Os princípios democráticos de Israel foram tema de discursos proferidos na sessão solene. O deputado Jony Marcos afirmou, ainda, que, apesar de sofrer toda sorte de ameaça, Israel se mantém firme com o propósito de conservar as instituições democráticas.

Já o embaixador do Israel no Brasil, Yossi Shelley, ressaltou que o país é a única nação democrática na região do Oriente Médio e que este é um valor intrínseco na cultura. “A democracia para os israelenses é uma tocha que foi acesa quando o estado surgiu há 69 anos. E essa tocha não se apaga mais”, finalizou.

O evento contou com a presença da senadora Ana Amélia (PP), diplomatas, líderes evangélicos, autoridades que apoiam o Estado de Israel, além da embaixadora do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Ligia Maria Sherer.

Texto: Fernanda Cunha com informações da assessoria do deputado Alan Rick

Fotos: Douglas Gomes 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *