Aprovado relatório de João Campos ao PL que cria o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica

PRB (B) 2017_04_18-2149A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (12), o relatório do deputado João Campos (PRB-GO) ao projeto de lei que institui o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Ao apresentar-se favorável a proposta, o deputado enfatizou que a instituição da data, a ser comemorada todo dia 21 de junho, é de grande importância, pois chama atenção da sociedade e dos pesquisadores para essa doença degenerativa do sistema nervoso que, além de ser rara, é incurável. “A comemoração também facilitará o debate e o engajamento de cidadãos e de entidades públicas e privadas, que tratam do tema”, ressaltou.

O PL (4075/2015) é de autoria do Senado Federal e também foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara. Se não houver recurso, a matéria segue para sanção presidencial.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

É provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença. A ELA pode levar à paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante. Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB na Câmara)

Foto: Douglas Gomes 

 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.