Lindomar Garçon defende regulamentação da jornada de trabalho para enfermeiros

PRB-B-2017_04_06-1941A Câmara dos Deputados analisa uma proposta do deputado Lindomar Garçon (PRB-RO) que propõe a regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem quanto a escala de revezamento. De acordo com a proposta, o trabalhador poderá optar para trabalhar pelo período de seis horas diárias; 12 ou 24 horas, correspondendo ao limite máximo de 48 horas, desde que o total trabalhado no mês não exceda 220 horas trabalhadas.

“Entendemos que já é tempo de se fixar parâmetros mais seguros para uma melhor adequação de trabalho das atividades de enfermagem. Entendemos que a possibilidade de regime de trabalho de 12 e de 24 horas possibilitam que o profissional tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades e possa melhor administrar outros compromissos”, defende Garçon no projeto.

No caso de plantões de 12 horas, é previsto um descanso mínimo de 36 horas entre jornadas e um descanso intrajornada de uma hora. Já para os plantões de 24 horas, o descanso mínimo entre jornadas é de 48 horas, com dois descansos intrajornada de pelo menos 90 minutos.

Ainda conforme o projeto, mediante a permissão do empregador, o profissional poderá efetuar trocas de plantões em percentual não superior a 50% do total de plantões a que estiver designado.

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.