Defesa do Consumidor: republicanos aprovam especificação de preços em shoppings e associações comerciais

PRB (B) 2017_08_16-4870A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 2305/2015, de autoria do deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), com relatório do deputado Márcio Marinho (PRB-MA). A matéria determina que os locais de comércio, como shopping centers, devem dispor, nos corredores, de avisos aos clientes sobre a obrigatoriedade de preço nos produtos e serviços. O PL foi aprovado com emenda do deputado Celso Russomanno (PRB-SP) que define, entre outros, um texto padrão a ser seguido pelos estabelecimentos.

A proposta do republicano Vinicius Carvalho determina também que o centro comercial que não cumprir a medida será punido de acordo as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. “É uma maneira de garantir que a Lei da Precificação seja cumprida”, explicou Carvalho. Ele se refere à lei que obriga o lojista a deixar os preços de produtos e serviços à vista.

Para o relator do projeto, Márcio Marinho, é necessário e oportuno estimular a colaboração da iniciativa privada para assegurar o direito do consumidor. “É preciso agir com criatividade e proatividade nos dias de hoje, quando os valores morais e a honestidade cedem lugar à busca incessante pelo lucro máximo”, justificou.

A matéria segue para as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Texto: Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *