Cleber Verde é contra o fechamento de zonas eleitorais no Maranhão

WhatsApp Image 2017-09-21 at 17.16.54O fechamento de 600 zonas eleitorais no país foi o principal tema da reunião da Bancada do Nordeste com representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), nesta quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados. Representando o Maranhão, o líder do PRB, deputado Cleber Verde, demonstrou preocupação com o possível fim das atividades de cartórios eleitorais em seu estado.

“Não é justo que o cidadão precise se deslocar da cidade para ter acesso ao título de eleitor e ter sua cidadania consolidada. Se é obrigatório votar não podemos impedi-los ou dificultar o acesso ao documento e à eleição”, argumentou.

O parlamentar explica que inicialmente havia uma previsão de que, pelo menos, 117 zonas eleitorais fossem fechadas no Nordeste, sendo 30 no Maranhão. “Com muita discussão e vários debates conseguimos reduzir esse número de 30 para três unidades, mas mesmo assim, ainda achamos injusto e vamos trabalhar para impedir o fechamento desses cartórios”, disse.

O foco do encontro promovido pela AMB foi a extinção das zonas eleitorais determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o impacto negativo da medida e a busca de soluções para evitar prejuízo à sociedade e à Justiça Eleitoral. Os parlamentares discutiram a Portaria nº 372, de 12 de maio de 2017, do TSE, que estabelece normas para criação e instalação de zonas eleitorais e delimita que cada uma terá no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores.

Texto: Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB com informações da AMB
Foto: Cedida

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *