Outubro Rosa: Cleber Verde homenageia vítimas do câncer de mama e destaca importância da prevenção

SOLENE (A)-2Por iniciativa da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) aconteceu, nesta quinta-feira (5), uma sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa na Câmara dos Deputados. O líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), homenageou as milhares de vítimas do câncer de mama no Brasil e pediu um minuto de silêncio para a funcionária da Câmara, Eliane de Medeiros, que faleceu ontem (4), em decorrência da doença. “Diante do drama que vive sua família e milhares de famílias mundo afora, peço um minuto de silêncio”.

Da tribuna do Plenário Ulysses Guimarães, o republicano chamou atenção para a importância da prevenção. “NãoPRB (B) 2017_10_05-6140 esqueçam de que a agitação da vida moderna, sempre atribulada, provoca muito desgaste físico e emocional. O Outubro Rosa tem a função de alertar as mulheres para o cuidado com elas mesmas”, disse. Para Verde, as conquistas femininas, sobretudo profissionais, “desde o âmbito acadêmico ao político”, não podem interferir no cuidado com a saúde e com o próprio corpo.

Os deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP), Carlos Gomes (PRB-RS) e João Campos (PRB-GO) também participaram da sessão. Na avaliação de Carvalho, é imprescindível investir em conscientização para diminuir os índices dessa doença, a que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. “Eu não poderia deixar de prestigiar essa solenidade, aqui, no Congresso Nacional. Nós não nos refutamos à luta contra o câncer de mama. Parabenizo a deputada Rosangela Gomes pela sensibilidade”, disse.

PRB (B) 2017_10_05-6174Rosangela Gomes abordou a relevância do tema e cobrou mais acesso à saúde, sobretudo nas cidades distantes dos grandes centros. “Precisamos abraçar, de verdade, a luta contra o câncer de mama e viabilizar o tratamento para quem vive no interior do país, onde não há acesso aos exames de mamografias e, muitas vezes, sequer existem postos de saúde”, alertou a republicana.

A falta de recursos para a saúde pública também foi tema do discurso do deputado Carlos Gomes, que, assim como a deputada, é membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. “É um grande desafio conscientizar nossos governantes para os problemas que a sociedade enfrenta, diariamente, em busca de acesso aos cuidados médicos”, completou.

O deputado João Campos registrou a presença de uma caravana de Goiás que veio participar do evento. “Abraço oPRB (B) 2017_10_05-6180 grupo de mulheres do PRB de Goiás e parabenizo de forma especial essa deputada extraordinária, que é Rosangela Gomes. Sua dedicação em defesa das causas femininas no Parlamento e o seu comprometimento com o mandato são uma inspiração para nós”, finalizou Campos.

Outubro Rosa

O Congresso Nacional está iluminado de rosa neste mês, como parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença. A campanha é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Departamento Médico (Demed) da Câmara dos Deputados, além de contar com a participação do Senado Federal.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)

Fotos: Douglas Gomes

PRB (B) 2017_10_05-6159 PRB (B) 2017_10_05-6191 PRB (B) 2017_10_05-6256 PRB (B) 2017_10_05-6269

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.