Proposta de Jungmann é objeto de PL apresentado pelo deputado Roberto Alves

IMG_3494A ‘ação empresarial pela segurança’, cogitada pelo ministro de Segurança Pública Raul Jungmann, com o propósito de captar recursos privados para financiar a segurança pública, já está retratada no Projeto de Lei 8822/17, de autoria do deputado Roberto Alves (PRB-SP). O PL tramita na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. O relator é o deputado Lincoln Portela (PRB-SP), que solicitou audiência pública para discutir a proposta.

Com o projeto, Roberto Alves institui o ‘Programa Nacional de Apoio à Segurança Pública’, o PRONASP. Se for sancionado, pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações à segurança pública, tendo em troca deduções no Imposto de Renda, a exemplo da Lei Rouanet.

Os recursos captados pelo Pronasp poderão ser empregados na compra de equipamentos, viaturas, armas letais e não-letais; na reforma de prédios como delegacias, batalhões e postos policiais; em programas de capacitação profissional, ações de segurança comunitária, concessão de bolsas de estudo, realização de estudos, projetos e levantamentos na área de segurança pública, entre outros.

Doações ou Patrocínios

Para usufruírem das deduções no IR, os interessados deverão apresentar um projeto informando o valor e para onde o recurso será encaminhado. O documento será analisado pelo Ministério da Justiça, que será o órgão gestor, sob a fiscalização da Secretaria da Receita Federal. A sociedade irá participar do Pronasp através dos conselhos de segurança nos estados, que irão acompanhar de perto o volume de doações e a aplicação dos recursos.

Para o deputado Roberto Alves, o Pronasp é atrativo para o Governo Federal e para a população. “Com este programa, o Governo Federal teria mais uma fonte de renda para financiar a segurança púbica; de outro, a população ganharia reforço policial nos bairros”, destacou. “A segurança pública pede socorro em todo o país e a sociedade tem interesse em ajudar”.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do deputado Roberto Alves (PRB-SP)

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.