MP 820/2018: Jhonatan de Jesus diz que relatório será apresentado em maio

PRB (B) 2018_04_04-1040O deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR) defendeu hoje (4) durante a instalação da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 820/2018, que sejam definidos critérios mais rigorosos no acolhimento de refugiados em Roraima. Segundo o relator da MP, o Brasil precisa receber os venezuelanos de forma harmônica, respeitando os tratados internacionais, mas, também deve se resguardar para evitar epidemias e aumento da violência.

“Queremos ouvir o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), que é o órgão responsável por classificar os refugiados e definir os critérios do acolhimento. Já conhecemos a lei de imigração e a lei de refugiados, mas precisamos definir o que será feito de forma prática. Vamos criar escolas para atendê-los ou levar a escola aonde estão alojados? Antes de fazer o cadastro desses venezuelanos, precisamos saber quem são eles”, adiantou Jhonatan.

O republicano defendeu investimentos urgentes em saúde. “Houve o registro de doenças que já haviam sido erradicadas no Brasil, como o sarampo. Algo precisa ser feito urgentemente. Um cidadão brasileiro que queira viajar para os Estados Unidos, por exemplo, precisa apresentar um cartão de vacina. Nós temos um cartão que é aceito em toda a República Federativa do Brasil. Esse será um dos critérios: que eles ao entrarem no Brasil tenham um cartão de vacina atualizado para evitar que essas doenças infecto-contagiosas se alastrem”, explicou o deputado republicano.

Segundo Jhonatan, a ideia é criar na própria fronteira um posto de vacinação. “O estado de Roraima já vacina os venezuelanos de maneira geral. Nossa ideia é ampliar para um posto de controle. Ou seja, após a vacina haveria uma “janela” de 10 dias para que essa vacina venha a fazer efeito. Eles ficariam dentro do país deles respeitando a exigência e depois apresentariam um cartão de vacina para poder adentrar ao país”, disse.

O presidente da comissão mista é o senador Paulo Paim (PT-RS), a vice-presidente é a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).

Texto: Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara.
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.