Por meio do Projeto de Lei 10178/2018, o líder do PRB, deputado Celso Russomanno (PRB-SP), sugere a inclusão do volume exato de combustível no manual dos veículos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (TCB) tornando obrigatória a informação.
“Não se justifica que uma indústria com tamanha sofisticação tecnológica, como é o setor automotivo, seja incapaz de uma simples avaliação da capacidade de um tanque de combustível”, contesta.
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) fez uma comparação entre as informações dos manuais de 13 modelos de veículos com a capacidade real dos respectivos tanques. Um único modelo teve volume medido idêntico ao do manual, ao passo que outros chegaram a apresentar variação de até 36,5% a mais. “Abastecendo o carro na reserva, o motorista pode ser surpreendido com menos ou mais combustível do que o esperado e poderá questionar o frentista, talvez até mesmo acusando injustamente o posto de fraude, uma situação em que ambos serão vítimas de desinformação”, alerta Russomanno.
O PL será avaliado pela Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei 8085/ 2014, do Senado Federal, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Texto: Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes