A pedido de Jony Marcos, Câmara realiza homenagem aos 70 anos de Israel

PRB (B) 2018_05_17-2041

Brasília, 17 de maio – A Câmara dos Deputados realizou sessão solene em comemoração aos 70 anos da criação do Estado de Israel, iniciativa do coordenador do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, deputado Jony Marcos (PRB-SE). Estiveram presentes na homenagem os republicanos Silas Câmara (AM), Carlos Gomes (RS) e João Campos (GO), além do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

Em sePRB (B) 2018_05_17-2069u discurso de abertura, Jony Marcos ressaltou a importância do aniversário de criação do país. “Politicamente, são 70 anos do moderno Estado de Israel. Democraticamente, são 7 décadas que marcam a evolução da mentalidade política, uma mentalidade nova que abre a era da autodeterminação dos povos e que muito influencia as decisões deste Parlamento”.

Jony ressaltou as qualidades do país, que, para ele, manteve a coesão espiritual “desde a época em que se organizava em tribos” e se transformou em uma nação com valores da civilização ocidental, que tem muito a ensinar aos brasileiros. “Não podemos perder a oportunidade de estreitar as relações com Israel, principalmente neste momento em que a economia mostra sinais de racionalidade”, disse, ao destacar a relevância do desenvolvimento da ciência do país, que é conhecido pelos avanços tecnológicos.

Os deputados João Campos e Carlos Gomes aproveitaram a ocasião para reivindicar a transferência da embaixadaPRB (B) 2018_05_17-2147 brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Campos informou que enviou o documento ao presidente Michel Temer formalizando o pedido. “Estamos enviando uma indicação ao presidente, subscrita por diversos parlamentares e pela comunidade judaica do nosso país, para que ele determine a transferência da Embaixada do Brasil em Tel Aviv para Jerusalém. Este é o desejo do Parlamento e do povo brasileiro”, afirmou.

PRB (B) 2018_05_17-2130Carlos Gomes usou como exemplo países como Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Honduras e Romênia, que já transferiram suas embaixadas no país para Jerusalém. “Espero que o Brasil siga o mesmo rumo de reconhecimento à soberania israelense para escolher sua capital. É imperioso promover o respeito a uma nação democrática como Israel”, finalizou.

Texto: Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *