Reajustes dos combustíveis: Halum tem atuação decisiva na convocação do ministro de Minas e Energia e do presidente da Petrobras

PRB (B) 2018_05_23-2245Brasília, 23 de maio – A atuação parlamentar do deputado Cesar Halum (PRB-TO) foi fundamental para aprovar o requerimento do deputado Jose Stédile que convoca o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, para prestar esclarecimentos sobre os recentes reajustes dos combustíveis. Além de Moreira, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, deverá comparecer na audiência pública a ser realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

Na avaliação de Halum, um conjunto de ações precisa ser desenvolvido para resolver o problema. “É evidente que só a presença do ministro não resolverá. O governo precisa agir rápido e ter força de vontade para solucionar o problema. Sabemos que o governo precisa da arrecadação, mas isso não pode acontecer sobrecarregando o consumidor com mais impostos. Se tivermos mais atividade econômica, vamos ter mais arrecadação. Porém, com tudo parado, o prejuízo só aumenta”, disse o deputado.

“Alguns postos já fecharam suas atividades e cederam as instalações para os caminhoneiros se acomodarem. Os produtores rurais estão doando bovinos para os manifestantes se alimentarem. Eles estão apoiando o movimento pacífico e ordeiro, assim como, os proprietários de revenda de combustível que passam por dificuldades. Eles vendem hoje no crédito e só vão receber em 30 dias, mas não compram mais o combustível pelo preço que venderam. Há uma tendência de quebrar o setor, como aconteceu com o setor elétrico”, lamentou o deputado.

Halum lembra que o consumidor brasileiro está sendo prejudicado com os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e o Congresso precisa dar uma resposta. “Precisamos indagar aos que de fato respondem por esses aumentos sucessivos para debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população. O aumento da gasolina, do diesel e do etanol costuma elevar o preço do frete, o que faz aumentar tudo. É o consumidor final que paga a conta”, criticou o parlamentar.

Texto: Mônica Donato – Ascom da Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.