Russomanno participa da Cúpula de Chefes de Estados do MERCOSUL

42161728344_bf0c374736_zO líder do PRB na Câmara e presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado Celso Russomanno (SP), participou da reunião da Cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, nesta segunda (18). O evento liderado pelos chefes dos países-membros do Mercosul contou com a presença dos presidentes do Brasil, Michel Temer, do Paraguai, Horácio Cartes, do Uruguai, Tabaré Vázquez, e a vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, assim como o vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, e autoridades dos estados associados.

Os estados membros reafirmaram o compromisso com a integração regional e reforçaram a importância de fortalecer o empoderamento das mulheres como fator indispensável para o desenvolvimento das nações. Os presentes também comemoraram os avanços no que diz respeito ao combate ao crime e tráfico de drogas de maneira integrada que vem sendo realizado sobretudo nas fronteiras.

A intensificação de políticas migratórias, tendo em vista a crise que atinge a Venezuela, foi um dos principais temas do encontro. Os países reiteram o compromisso de apoiar e acompanhar o povo venezuelano e sublinharam a necessidade de coordenar esforços com ênfase à promoção e proteção dos direitos humanos, além de maiores níveis de cooperação consular e migratória.

Os membros do Mercosul condenaram, ainda, qualquer tipo de violência do governo ao povo da Nicarágua. Eles se comprometeram apoiar os esforços de cooperação com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para investigação e esclarecimento de atos de violência.

O evento finalizou a Presidência Pro Tempore (PPT), exercida pelo Paraguai, para dar início ao semestre em que o Uruguai estará a cargo da PPT.

Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB na Câmara)

Foto: Cesar Itiberê (Presidência da República) 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.