Aprovado requerimento de Cleber Verde para realização de audiência pública sobre clonagem de telefones móveis

PRB (A) 2017_10_18-6869A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta (20), requerimento de autoria do deputado republicano Cleber Verde (MA), para realização de audiência pública sobre a crescente prática de clonagem de telefones móveis. Foram convidados representantes das operadoras TIM, VIVO, OI, CLARO e do aplicativo WhatsApp.

Parlamentares de todo o Brasil já foram vítimas do golpe. O deputado Cleber Verde teve o seu celular e o seu WhatsApp clonado por três vezes. Ele vem recebendo reclamações de várias pessoas da sociedade civil que passaram pelo mesmo problema e quer saber dos convidados quais os mecanismos de defesa e de segurança que estão sendo adotados pelas empresas para evitar que esse problema continue acontecendo em todo o país.

“Milhares de brasileiros são vítimas dessa prática delituosa perpetrada contra o sistema de telecomunicações, em especial a telefonia. A ANATEL e as Empresas devem se manifestar sobre as providências que vem sendo adotadas para coibi-las”, argumentou. O deputado lembra que quem utiliza aparelho telefônico celular “clonado”, ou seja, quem faz a transmissão, emissão ou recepção do processo eletromagnético, sem a outorga estatal (habilitação) para tal fim, comete crimes de atividade de telecomunicação clandestina.

Os crimes vão desde estelionato até extorsão. “Esses bandidos utilizam da boa-fé e da credibilidade das pessoas para pedir dinheiro e depósito em contas diversas e, em muitos casos, amigos e parentes caem na armadilha”, explicou o deputado republicano.

A data para realização da audiência pública ainda não foi divulgada

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.