Russomanno visita Roraima e analisa condições dos refugiados venezuelanos

71c3e8b5-b9c8-449e-8073-2e501ca87db6O deputado Celso Russsomanno (PRB-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), está em missão oficial na cidade de Pacaraima, em Roraima. A visita acontece entre os dias 5 e 7 deste mês e tem como objetivo analisar a situação dos refugiados venezuelanos no estado, que já somam mais de 30 mil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com informações da Organização Internacional de Migração (OIM), nos últimos 18 meses, mais de 1 milhão e 500 mil venezuelanos imigraram para países sul-americanos. Para Russomanno, a questão deve ser tratada pelo Mercosul. “O estado de Roraima não tem condições de assumir sozinho esse aumento da população. Trata-se de um problema para o Mercosul, que deve viabilizar uma estrutura digna para receber esses refugiados”, analisou.

Segundo a OIM, até o mês de abril deste ano, quase 50 mil venezuelanos solicitaram a regularização de sua condição de imigrante no Brasil. O aumento exponencial dessa migração tem relação com o agravamento da crise política, social e econômica que o país vizinho passa.

Texto: Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB
Foto: Ascom do deputado Celso Russomanno

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.