Indústria: Bancada do PRB se reúne com presidente da CNI

PRB (B) 2019_02_13-1403

Sob a condução do deputado Marcos Pereira (PRB-SP), presidente do PRB e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e do líder Jhonatan de Jesus (PRB-RR), a bancada republicana foi recebida pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, na tarde desta quarta (13). O objetivo do encontro foi discutir o apoio do PRB a temas e proposições de interesse da indústria que tramitam no Congresso Nacional em 2019.

PRB (B) 2019_02_13-1396Marcos Pereira lembrou de sua trajetória frente ao ministério e disse que os números falam por si. “Peço licença para considerar a CNI como minha casa, já que fui ministro da Indústria por dois anos – período que foi uma surpresa para todos. Realizamos o maior número de ações num menor espaço de tempo”.

Marcos Pereira destacou as 46 medidas de desburocratização do ministério, entre elas o Portal Único de Comércio Exterior, e o ‘Programa Brasil Mais Produtivo’ como marcos de sua gestão.

“Nós percorremos 22 estados do Brasil para lançar e ampliar o programa. Tivemos tanto êxito que por meio de decreto do ex-presidente Michel Temer, virou um programa de Estado. O ministro Paulo Guedes já sinalizou que o ‘Brasil Mais Produtivo’ será uma das prioridades do governo Bolsonaro. Só para ilustrar, 54% da mão de obra formalmente empregada é das pequenas e médias empresas, que representam 98% do empresariado brasileiro”, apontou.

Foi também na gestão de Marcos Pereira que a discussão da Indústria 4.0 (manufatura avançada) foi introduzida com mais intensidade tanto no governo como entre empresários e a sociedade. O conceito busca aprimorar os parques fabris com tecnologia e inovação.

PRB (B) 2019_02_13-1462O líder Jhonatan de Jesus elogiou a passagem do deputado no ministério e destacou a atenção que ele dispensou à região Norte do país. “Há quatro ou cinco anos um ministro não comparecia à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O polo industrial é um dos mais importantes do país e Marcos Pereira quebrou esse tabu. Eu sou o líder da bancada, mas não faço nada sem a anuência dos nossos deputados. Estamos aqui hoje para apoiar a indústria brasileira e sermos parceiros da CNI”, disse.

PRB (B) 2019_02_13-1471 Celso Russomanno (PRB-SP) lembrou que muitos não acreditavam que o PRB faria uma boa gestão à frente da pasta. “Marcos Pereira provou que é uma pessoa altamente inteligente e capacitada, e a indústria passou a nos respeitar como partido e como força política. O presidente já falou do trabalho na CNI, mas eu ressalto aqui a importância do Sistema S, que tem sido muito questionado. As pessoas não sabem como esse trabalho influencia na formação de milhares e milhares de brasileiros. Faço um relato da minha própria história. Fui aluno do Sesi e essa experiência me capacitou para vida”, disse o deputado republicano.

PRB (B) 2019_02_13-1486O parlamentar amazonense Silas Câmara (PRB-AM) também falou de sua experiência como aluno do Sistema S. “Fiz todos os 39 cursos profissionalizantes do SENAI, começando pelo de lavador de carro e terminando com o de bombeiro mecânico. Isso foi muito importante para minha vida profissional e meu desenvolvimento pessoal”, acrescentou.

Recentemente, circularam pela imprensa declarações de membros do governo Bolsonaro de que o ‘Sistema S’ sofreria corte financeiro na casa dos 30%, fato que poderia inviabilizar a continuidade de diversas atividades.

Ao final do encontro, o presidente Robson Braga de Andrade PRB (B) 2019_02_13-1515pediu o apoio do PRB para aprovar propostas no Congresso que contribuam com a melhora do ambiente de negócios brasileiro, como medidas de redução da burocracia, do aumento da segurança jurídica e do fomento à atividade econômica e à geração de emprego.

Andrade agradeceu a presença da bancada republicana e destacou a importância da indústria para a geração de empregos e o desenvolvimento do país.

“A valorização de iniciativas que invistam em educação, na qualificação profissional e em ciência e tecnologia é fundamental para preparar o trabalhador e a indústria brasileira para o futuro. O país precisa enfrentar, agora, os desafios de capacitação da força de trabalho e da transição para a quarta revolução industrial, sob risco de perder espaço em relação aos países mais desenvolvidos”, finalizou Andrade.

Participaram da reunião os deputados: Capitão Alberto Neto (AM), Julio Cesar (DF), Aline Gurgel (AP), Amaro Neto (ES), Aroldo Martins (PR), Ossesio Silva (PE), Gilberto Abramo (MG), Hélio Costa (SC), João Roma (BA), Jorge Braz (RJ), Lafayette de Andrada (MG), Luizão Goulart (PR), Maria Rosas (SP), Milton Vieira (SP), Pastor Manuel Marcos (AC), Severino Pessoa (AL), Silvio Costa Filho (PE), Vavá Martins (PA), Ronsangela Gomes (RJ), Márcio Marinho (BA), Roberto Alves (SP), Vinicius Carvalho (SP), Carlos Gomes (RS) e João Campos (GO).

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.