A LIDERANÇA

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, os deputados são agrupados por representações partidárias ou blocos parlamentares. Se um partido elege mais de cinco deputados, ele tem direito a escolher um líder para representá-lo.

Uma das principais atribuições do líder é expressar o posicionamento do partido nas reuniões do Colégio de Líderes com o presidente da Casa. Eles também encaminham as votações no plenário, indicam os membros da bancada para as comissões, os relatores de projetos e matérias em tramitação e os candidatos para concorrer aos cargos da Mesa Diretora.

O deputado Cleber Verde (MA) foi representante do PRB, em 2010, quando o partido ainda não possuía número suficiente para constituir uma liderança. O primeiro republicano a ocupar a cadeira de líder na Câmara dos Deputados foi o deputado Vitor Paulo (RJ), em 2011. O segundo foi o deputado Antonio Bulhões (SP), em 2012, e o terceiro George Hilton (MG) que liderou por dois anos (2013 e 2014)

Na atual legislatura, o Partido Republicano Brasileiro elegeu 21 deputados federais e escolheu como líder, em 2015, o deputado campeão de votos, Celso Russomanno (PRB-SP). O partido liderou bloco de 39 deputados de nove partidos (PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB) passando a ser quarta maior força política na Casa.

O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) é o líder do PRB na Câmara, em 2016. Eleito pela Bahia, está no terceiro mandato e foi o presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em 2015.

GALERIA 2013