Sugestão de Cleber Verde é mantida no texto da Reforma da Previdência

Cleber VerdeO deputado Cleber Verde (PRB-MA) comemorou a aprovação do texto-base da Reforma da Previdência na última quarta-feira (10) que manteve os direitos dos lavradores, pescadores e garimpeiros. “Eu sou do Nordeste. Lá, nós temos municípios que recebem mais recursos de aposentadorias e de pensões do que do Fundo de Participação dos Municípios”, argumentou.

Verde explica que ao preservar o direito do trabalhador rural, as mulheres continuam podendo se aposentar com 55 anos e os homens com 60. “Nós sabemos que nem todos os que trabalham no campo conseguem se aposentar como lavrador, tampouco aos 65 anos como contribuinte individual ou de carteira assinada”, explicou.

A proposta vinda do Planalto aumentava de 55 para 60 anos a idade mínima de aposentadoria rural para mulheres, mantendo a mesma faixa prevista para homens. O tempo de contribuição seria fixado em 20 anos para ambos — cinco anos a mais do que as regras atuais.

O republicano destacou que a PEC vai ajudar na retomada do crescimento econômico do Brasil. “Nós temos 15 milhões de desempregados e queremos criar oportunidades para eles”.

Emenda do Republicano

Na última sexta-feira (5), por sugestão de Cleber Verde, a comissão especial que analisou a Reforma da Previdência na Câmara incluiu, no texto-base, a manutenção dos direitos do trabalhador rural e a inclusão dos garimpeiros no rol de trabalhadores equiparados ao segurado especial.

Texto: Gustavo Souza com edição de Mônica Donato (Ascom da Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Douglas Gomes

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.