Vavá Martins quer instalar barreiras ecológicas para impedir contaminação de plásticos nos rios e mares

32436630527_283d8afef4_oO deputado Vavá Martins (PRB-PA) protocolou, na última segunda (15), o Projeto de Lei 2.293/2019 que trata da instalação de ecobarreiras para conter o escoamento de resíduos, sobretudo de plásticos. Segundo ele, a intenção é evitar a contaminação de riachos, rios, córregos e alto mar. “São mais de 8 milhões de toneladas de plásticos que acabam nos oceanos todos os anos. Nesse ritmo, até 2050, haverá mais plásticos do que peixes”, alertou Martins. 

O parlamentar destacou que os resíduos poluentes contaminam nascentes, disseminando doenças e trazendo riscos à saúde. “Além de causar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis, não podemos esquecer o turismo, que é sempre prejudicado”, acrescentou.

De acordo com o projeto, as áreas onde as ecobarreiras serão instaladas passarão por um trabalho de conscientização a fim de unir o poder público à população para evitar o descarte irregular de lixo. A proposta prevê, ainda, a possibilidade de que resíduos retirados dos rios e outros afluentes sejam reaproveitados por cooperativas, gerando emprego e diminuindo os impactos ambientais.

Saiba Mais

As ecobarreiras são estruturas flutuantes, como garrafas PET instaladas transversalmente nas calhas de corpos d’água, em trechos próximos à foz, para retenção dos resíduos flutuantes.

Texto: Assessoria do deputado Vavá Martins com edição da Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.